JORGE RODRIGUES SIMÃO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

SER PAI...

Somente saberás o que é ser pai, quando sintas profundamente o batimento dessa parte do coração sobre o peito, pleno de legítimo orgulho.
Saberás o que é ser pai, quando compreendas que o fruto do teu sonho é uma realidade palpitante, ternura em pele viva e olhar inocente ante o teu contentamento.
Conhecerás a felicidade de ser pai, quando entendas que o teu sonho jamais será completo, quando saibas do choro da madrugada, das tuas extensas olheiras e a satisfação de ver a tua continuação calmamente adormecida, ainda que, não o possas fazer.
Unicamente saberás o que é tornar-se pai, quando radiante passeies o teu filho no seu dourado carrinho, lhe fales, ainda que saibas, que não te entende e o observes a descobrir assombrado cada pequena coisa, que constituirá a sua primeira lição de filosofia.


Saberás o que significa ser pai, quando na noite saias a correr para comprar o medicamento que precisa para aliviar a febre, ao tomar atenção a data das suas vacinas e quando te ponhas nas pontas dos pés e te chegues ao seu berço para ouvir a sua respiração, compassada e feliz.
Quando pela primeira vez te diga papá, ria quando o lances ao ar e não sinta o perigo porque tu lhe transmites segurança com o teu sorriso, quando o estimulas a dar os seus primeiros passos, inequívoco sinal de que começa a caminhar para o seu destino e corras por trás da sua bicicleta onde rapidamente pedala os primeiros caminhos e distâncias do peregrinar futuro da sua vida.
Quando te mostre os seus primeiros rabiscados desenhos, principiante Picasso que preludia neles o afã pela beleza que se esconde no seu coração.
E sobretudo quando se abrace a ti, tomando a tua mão, simbolizando que confia na tua força, que lhe dará segurança no seu andar.
Saberás o que é ser pai, quando reclame o teu tempo e tenhas que o procurar e encontrá-lo quando possas, quando o leves ao circo e à praia e ao jardim cansado, mas gratificante, quando juntos sonhem nas férias em que pertencerão por completo um ao outro, quando o ensines a jogar e juntos caminhem pelo parque pela tarde ou vão fazer compras.
Compreenderás a maravilha que Deus te concedeu, quando te repte com as suas primeiras perguntas e que não saibas como respondê-las, quando o ajudes a escrever a carta ao simbólico Pai Natal, que ainda pagão, põe-lhe um lindo sorriso na face e esperes a vigília do Natal com a ânsia compartilhada de uma nova meninice e descubra no teu abraço, a tua carícia e o teu beijo único sinal do teu grande amor.

Saberás o que é ser pai, quando o leves a que ouça falar de Deus pela primeira vez, de um que une as famílias e não as destrói. Que o ensines a rezar por todos os membros da tua família e sinta que o teu carinho é algo em que pode confiadamente descansar e quando vês que vai crescendo e o acompanhas em todas as fases ao seu lado e se torna adolescente e nesse processo não o deixas, por mais duro que seja vê-lo que a pouco e pouco se separa de ti, para ir ao encontro de si.
Saberás o que é ser pai, quando ouças o protesto inesperado e o seu desejo de independência.
O dia que deixe de acompanhar-te, porque os seus amigos o esperam e sintas que o teu coração vibra, porque o dia chegou mais rápido do que pensavas e sintas profundamente que assim deve ser, porque é o preço que pagarás pela aprendizagem do seu voo definitivo.
E finalmente saberás o que é ser pai, quando um dia o teu filho tenha que partir para estudar em outro lugar, ou tenha trabalho distante e a nostalgia consuma as horas que antes feliz desfrutaste na sua companhia e talvez seja o telefone ou internet a longínqua ponte que vos une.
E sobretudo quando alguém venha e o leve do teu lado para seguir outro arco íris, o da sua própria vida, partilhada com alguém a quem amará e que deverás aceitá-lo, porque essa é a lei da vida e o teu filho foi somente emprestado por um tempo.
Então saberás o que é ser pai. Que não estudaste para essa missão, mas viveste-a e continuarás a viver.
A alegria que te proporcionará deverá ser maior do que a dor de sentir que algo muito terno se despede da tua alma.
Mas é só então que poderás saber com plenitude, a maravilhosa experiência, o presente de ser pai.

 

Dedico aos meus filhos com profundo amor.

Share

Pesquisar

Traduzir

ar bg ca zh-chs zh-cht cs da nl en et fi fr de el ht he hi hu id it ja ko lv lt no pl pt ro ru sk sl es sv th

Azulejos de Coimbra

paineliii.jpg