JORGE RODRIGUES SIMÃO

ADVOCACI NASCUNT, UR JUDICES SIUNT

Suícidio assistido anunciado e cometido

O CRISTÃO E A EUTANÁSIA

Sim ou não à Eutanásia!?

Papa diz que abandono de idosos é 'eutanásia mascarada'

Opiniões do novo Papa sobre alguns temas sensíveis

Eutanásia: Brittany Mynard morreu no dia que escolheu

eutanasia

Holanda e a Bélgica são dois países da União Europeia onde a eutanásia é legal.  A idade a que actualmente se morre é muito avançada, um benefício que contém algum veneno, uma vez que as tecnologias, que permitem alargar a vida, dão lugar a que esta possa ser prolongada para além do desejável, como muitos defendem.

Em Portugal, ninguém sabe o que se passa com os doentes terminais. Se existem médicos, que por piedade, aliviam as suas dores, apressando a sua morte, outros há que, com medo de serem denunciados - a prática é, note-se, um crime - o não fazem. Há, por outro lado, o caso do prolongamento artificial da vida, aquilo a que, nos meios clínicos, se chama "o encarniçamento terapêutico", que pode ir desde a tubagem naso-gástrica à ligação a um ventilador. A quem compete decidir sobre estas matérias? Aos doentes? Aos familiares? Aos clínicos? Aos tribunais?

 

Mais uma vez, ninguém conhece a resposta…

Se quiserem aprofundar a matéria basta solicitar, formulários de uma clínica, como a "Dignitas", sediada em Zurique, onde, tal como na Holanda,Bélgica e alguns estados dos Estados Unidos, a eutanásia é legalmente praticada. É de supor que ninguém deseja morrer num país longínquo. É de crer que preferem lutar para que, em Portugal, a situação legal seja alterada. É difícil, porque a maioria das pessoas prefere não pensar no tema. E a maioria cristão prefere que a criminalidade do acto permaneça.

A morte é, ou era, a coisa mais natural do mundo. Pior, infinitamente pior, do que a sua ocorrência é o que as tecnologias médicas podem fazer aos pacientes. O problema, não o nego, é complicado. De qualquer forma, aqueles que, pretendem escolher a forma de morrer, ainda que como cristão seja contra, sou de aceitar a decisão dos outros e que por tal razão ou irracionalismo não podem ser impedidos de o fazer, devido ao receio do Estado em enfrentar a maioria correcta em termos biblicos e legais "pró-vida’.

Muitos têm sido os casos clantestinos e públicos e as diversas formas como a eutanásia ou suícidio assistido legalmente punível é praticado, mas é chocante para os cristãos verem o mediatismo que rodeou o caso Brittany Maynard, de 29 anos, que morreu no passado dia 1 de Novembro. Foi uma morte anunciada e praticada na forma de suicídio assistido no dia que escolheu para evitar o sofrimento de uma morte lenta provocada pelo cancro no cérebro. Uma forma de fujir ao sofrimento, mas também a fraqueza de matar a esperança em que os cristãos acreditam, pois para Deus não existem impossíveis. Pior será certamente a sua eternidade afastada do Criador.

 

 

Share

Pesquisar

Traduzir

ar bg ca zh-chs zh-cht cs da nl en et fi fr de el ht he hi hu id it ja ko lv lt no pl pt ro ru sk sl es sv th

Azulejos de Coimbra

coimbra_iii.jpg